Você sabe qual a diferença entre manteiga e margarina?
A manteiga é de origem animal, derivada da nata do leite, rica em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é obtida pela hidrogenação de óleos vegetais, como de milho ou girassol. No processo as gorduras insaturadas se transformam em parcialmente saturada e trans (hidrogenadas).
A manteiga contém ácido burítico, (importante para a saúde metabólica e intestinal), vitamina A (antioxidante e facilitadora da digestão das proteínas) e ainda auxilia na prevenção de artrite e osteoporose, além de doenças na tiroide e outras.
A margarina por ser rica em gordura “trans” elevam os níveis de colesterol e triglicerídeos e diminuem os níveis do HDL-c. Com isso colaboram para o surgimento de diversas doenças cardiovasculares. Além disso, a margarina pode favorecer o ganho de peso e provocar disfunções imunológicas, distúrbios digestivos, aumento do risco de câncer e outros prejuízos à saúde.
Apesar da manteiga ser uma opção mais saudável, ela deve ser consumida com moderação, pois além de calórica pode aumentar tanto o colesterol ruim quanto o bom, favorecendo o surgimento de doenças cardíacas.
Mais sobre a Manteiga e Margarina
- A manteiga é um produto lácteo feito de leite ou creme. É criado quando o creme é vigorosamente batido, o que faz com que seus sólidos (gordura de manteiga) e líquidos (leitelho) se separem e, finalmente, resulta no produto firme que todos conhecemos e amamos. Quer seja salgada ou sem sal, o sabor da boa manteiga é inigualável e, devido aos seus ingredientes básicos e ao processamento simples, pode ser facilmente feita em casa. A manteiga deve ter pelo menos 80% de gordura para ser vendida comercialmente, e a porcentagem restante consiste em água e proteínas do leite.
- A margarina, por outro lado, é feita de óleo, água, sal e alguns ingredientes adicionais, como emulsificantes. Tem sabor de manteiga, mas geralmente não contém produtos lácteos. A margarina é formada por meio de um processo químico complicado e, portanto, não é algo que você possa fazer em casa.
A Manteiga possui:
- Vitamina K2: essa vitamina pouco conhecida pode ajudar a prevenir muitas doenças graves, incluindo câncer, osteoporose e doenças cardíacas.
- Ácido Linoleico Conjugado (CLA): Estudos sugerem que este ácido graxo pode ter propriedades anticancerígenas e ajudar a diminuir o percentual de gordura corporal.
- Butirato: Um ácido graxo de cadeia curta encontrado na manteiga que também é produzido por bactérias no intestino. Pode combater a inflamação, melhorar a saúde digestiva e ajudar a prevenir o ganho de peso.
- Ômega-3: A manteiga alimentada com capim tem menos ômega-6 e mais ômega-3, o que é importante porque a maioria das pessoas já está comendo muita gordura ômega-6.
- A manteiga também é rica em colesterol.
Manteiga e margarina são parecidas e são usadas para o mesmo propósito na cozinha.
No entanto, seus perfis nutricionais diferem. Enquanto a manteiga é rica em gordura saturada, a margarina é rica em gordura insaturada e, às vezes, em gordura trans.
Os efeitos da gordura saturada na saúde são altamente controversos, e seu papel nas doenças cardíacas foi minimizado nos últimos anos.
Por outro lado, os cientistas concordam que as gorduras trans, encontradas em algumas margarinas, aumentam o risco de doenças crônicas. Por esse motivo, as margarinas sem gordura trans estão se tornando cada vez mais comuns.
Se você preferir margarina, escolha marcas sem gordura trans e selecione produtos feitos com óleos saudáveis, como o azeite de oliva.
Se a manteiga é sua favorita, considere comprar produtos feitos com leite de vaca criadas soltas no pasto e não em confinamento.
No final, não há um vencedor claro, mas pessoalmente prefiro alimentos menos processados, como manteiga.
Seja qual for a sua escolha, consuma esses produtos com moderação.
A CLÍNICA COMPLETA

