Faça seu Pré-Natal
Deve se iniciar os exames de pré-natal assim que for confirmada a gravidez.
Na primeira consulta, geralmente no primeiro trimestre são pedidos exames como tipagem sanguínea, fator Rh e Coombs indireto para identificar o risco de incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal (quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo).
Além disso, são pedidos exames de sangue para doenças como rubéola, HIV, toxoplasmose, hepatites B e C e citomegalovírus e exame de urina e de fezes. Para confirmar a data da gestação, e saber se a gravidez é única ou de gêmeos também é realizada a ultrassonografia obstétrica inicial.
No segundo trimestre, entre 24 e 28 semanas, as gestantes com glicemia de jejum normal verificada em avaliação prévia, fazem o teste de tolerância oral à glicose 75 mg para diagnóstico de diabetes gestacional. Nesta fase se faz a ultrassonografia morfológica que identifica o sexo do feto e malformações fetais estruturais como anomalias congênitas cardíacas.
No terceiro trimestre repetem-se o hemograma e algumas sorologias para sífilis, HIV, hepatites B e C e toxoplasmose. Se realiza a investigação da bactéria estreptococo do grupo B que pode ser transmitida para o bebê durante o parto normal.
A CLÍNICA COMPLETA

